Este Snapdragon promete o maior salto em desempenho, e vai superar suas expectativas

Parece que os novos carros-chefe com o sistema Snapdragon 8 Gen 4 a bordo serão ainda mais eficientes do que os vazamentos anteriores indicavam. Uma fonte confiável diz que o núcleo principal terá freqüência superior a 4,3 GHz.

Esses não são os primeiros rumores sobre as capacidades do mais recente sistema carro-chefe da Qualcomm. A expectativa é que o Snapdragon 8 Gen 4 ofereça um aumento significativo de desempenho em relação ao SoC do ano passado, mas, de forma intrigante, esse avanço pode ser ainda maior do que o previsto.

Snapdragon 8 Gen 4 com núcleo principal ainda mais rápido?
E essa fonte comprovada é, claro, Digital Chat Station – um blogueiro chinês da plataforma Weibo. Ele sugere que o processador Qualcomm mais recente no núcleo principal deve ter freqüência de 4,37 GHz . Informações anteriores mencionavam o valor de 4,09 GHz . Porém, esta não é a única informação deste senhor.

Ele ressalta que em cenários “extremos”, o consumo de energia tanto do Snapdragon 8 Gen 4 quanto de seu concorrente, ou seja, MediaTek Dimensity 9400, deve ser realmente alto , embora no “uso diário” a eficiência energética melhore. Boas notícias, por sua vez, aguardam os jogadores mobile que não precisarão se preocupar com o alto consumo enquanto jogam. No entanto, tudo isto faz-me pensar se não estamos a lidar com um chip especial.

Exclusivo Samsung?
A primeira coisa que me veio à mente foi a possibilidade de este ser um chip específico para Samsung . Nos últimos anos, tivemos uma situação em que “Galaxies” recebeu Snapdragons com overclock e os teve exclusivamente por algum tempo. Tal situação, é claro, poderá acontecer novamente desta vez, como evidenciado pela existência deste tipo de arranjo. Outra solução, claro, é a questão da Qualcomm “testar” várias soluções.

Pode ser que os vazamentos anteriores digam respeito às primeiras versões do Snapdragon 8 Gen 4, enquanto o do Digital Chat Station dizia respeito às versões mais recentes. Mas serão eles os últimos que veremos nos próximos carros-chefe, como a série Samsung Galaxy S25, OnePlus 13 e Xiaomi 15?